Dia da Espiga – As tradições cá da terrinha

2 Jun

O Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga é celebrado no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.

As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso. Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.

O dia da espiga era também o “dia da hora” e considerado “o dia mais santo do ano”, um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que em que tudo parava, “as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam”. Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios.

A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga:

  • Espiga – pão;
  • Malmequer – ouro e prata;
  • Papoila – amor e vida;
  • Oliveira – azeite e paz; luz;
  • Videira – vinho e alegria;
  • Alecrim – saúde e força.

Informação retirada da Wikipédia!

Eu e a C. levantamo-mos bem cedinho para o passeio pelo campo! Fotografia aqui, fotografia ali, esqueci-me de trazer o ramo. Apenas trouxemos uma espiga. No entanto, parece que trouxemos do mais importante – o pão. Se eu tivesse lido isto antes tinha trazido uma braçada de malmequeres 😛 Ah, e vou cumprir, com bastante esforço,  a parte que diz que não se deve trabalhar!

Anúncios

2 Respostas to “Dia da Espiga – As tradições cá da terrinha”

  1. agleh Junho 2, 2011 às 9:02 pm #

    cá na terra é neste dia que se comemora o feriado municipal, por isso não se trabalha. pena é que o meu local de trabalho seja no distrito vizinho… 😦
    desde sempre me lembro de ir para a mata ou para o pinhal e fazer um piquenique e fazer a apanha do tal ramo da espiga mencionado no wikipedia.
    julgo que falta apenas mencionar que normalmente este feriado acontece em maio, mas este ano aterrou em junho. Para saber quando é basta contar 40 dias, pois… “da Páscoa à Ascensão 40 dias vão!”

    • veeny Junho 2, 2011 às 10:35 pm #

      agleh, obrigado pelo acrescento 🙂 E benvinda ao blog!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s